sexta-feira, 19 de julho de 2013

Oi?

É verdade que, dependendo de vários factores, a leitura pode ser uma tarefa um bocado penosa. Mas mesmo assim custa-me muito perceber (ou não percebo de todo) como é que há pessoas que fazem gala por não lerem uma linha que seja. Nem estou a falar de crianças ou adolescentes, por motivos óbvios, mas sim de adultos... Gente com alguma inteligência até, muitos já formados ou em vias disso e nem uma linha passa por aqueles olhinhos. Mas o mais engraçado é olharem para quem, de facto, lê e daí retira algum gozo e prazer como se fosse a 8.ª maravilha do Mundo Antigo, mas em mau. Francamente que não percebo... E aos que caem na asneira de dizer que não gostam de autor X ou Y porque é aborrecido e os faz bocejar, só me apraz dizer: convençam-se que têm um problema grave na vossa vida.

11 comentários:

  1. Respostas
    1. por me teres desejado boa sorte (:

      Eliminar
    2. Ah!! lolol claro, não ligues... mas serás, com certeza, muito bem sucedido. se (porque há sempre um se) não agora, num amanhã bastante próximo. :)

      Eliminar
  2. Não posso concordar, isso não tem a ver com o gosta pela leitura. Há autores tão aborrecidos quanto outros são fascinantes. Os que não gosto, dificilmente volto a reler. Procuro outros.
    Abraço mon Johnny et un trés bon fin de semaine! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas ainda bem que não concordas. Pobre do amarelo, se todos gostassem do preto lol. Eu referia-me sobretudo aos autores canónicos, por assim dizer. É como dizia não sei quem "pode custar, mas faz parte"

      bom fim-de-semana!! :)

      Eliminar
  3. A leitura pode ser mesmo penosa: o meu caso é flagrante. Quantas e quantas vezes não sou obrigado a devorar 'milhentas' páginas... Livros da faculdade! Leio centenas de páginas em poucas horas e ainda tenho de perceber e memorizar bastante. Dir-me-ão: "não é literatura!". Pois, não é, mas é ler! Por isso, sim, ler pode ser penoso.

    Agora, se nos remetermos à leitura normal, digamos, fora do ambiente estudantil (seja ele qual for), tudo depende dos autores, como disse o Arrakis. Há tanta, mas tanta, literatura boa...
    Bom, quanto a essas pessoas, ter orgulho em não ler é patético. Deveriam ter vergonha, mas é algo muito enraizado num povo onde nunca se estimulou o gosto pela leitura. Ainda heranças do regime ditatorial...

    abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É literatura técnica, digamos assim lol. É verdade que se pode sempre ir rodando, mas continuo a achar que há certas coisas que têm de nos passar pelos olhos, chatas ou não. E concordo bastante com as tuas últimas frases lol.

      Abraço!

      Eliminar
  4. não há muitos anos, não gostava do saramago, ele já tinha ganho o nobel, e era nobel para cá, nobel para lá, tentei ler um, foi um martírio e só li meia dúzia de páginas.
    deixei-me amadurecer. os gostos mudaram, li o memorial do convento e amei. é um dos meus livros preferidos. é certo que ainda não me aprofundei nele. terá que ser aos poucos.
    há pessoas que pura e simplesmente não gostam de ler, também as conheço. há algumas na minha família. não as critico. e se lêem apenas a maria ou a telenovelas? vivem no seu mundo, é o seu escape à vida difícil, muito difícil que têm.
    boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu não censuro essas pessoas, nem lá perto. Eu também gosto de deitar o meu olhinho a uma revista ou outra lol. A única coisa que me faz confusão é o fazerem gala por não lerem, apenas isso.

      Eliminar
    2. Beijinhos e boa semana também xD

      Eliminar